Utopia e Crítica, grupo interdisciplinar da Universidade Federal do ABC (UFABC), investiga formações subjetivas no interior de horizontes democráticos, considerando dinâmicas institucionais e tendências de transformação social.
O sentido de utopia surge como a possibilidade de novas formas sociais advindas das expectativas democráticas que possibilitam, em medidas variadas, o enfrentamento das crises sociais e as possibilidades de suas transformações.
Alinhamos nossas pesquisas com a Teoria Crítica, em especial Herbert Marcuse, cuja crítica da ideologia da sociedade tecnológica acompanha tendências para emancipação social.
Além disso, influenciados pela psicanálise, investigamos as formações culturais que promovem os sentidos contemporâneos da vida democrática, seus modos de vida, e suas formações subjetivas em contrapartida a um mal-estar da contemporaneidade.
Consideramos também como importante o lugar periférico em que estamos, notando a centralidade na articulação entre Teoria Crítica às Teorias Decoloniais.
Pretendemos recuperar, portanto, o sentido da tarefa de uma filosofia social tendo em vista os desafios de hoje, presentes nos vestígios das lutas emancipatórias e a criação de suas formas de vida.